Civilização Chinesa
Pré – História:
A origem da China ainda é um mistério para muitos historiadores. A Civilização Chinesa é uma das mais antigas, competindo ao lado do Egito e da Mesopotâmia. Assim como a cultura grega influenciou vários locais, a civilização chinesa também, servindo de exemplo para países como o Japão e a Coreia. O fato de uma civilização tão antiga, com tantas dinastias, ainda permanecer bem sólida hoje ocupando a antiga posição dos EUA é motivo de fascínio para muitas e muitas pessoas.
Homem de Pequim:
As pistas mais antigas da China datam de 400 mil anos atrás, quando foram achados vestígios fósseis de um homo erectus, o Homem de Pequim, em escavações feitas em 1927 em Zhoukoudian, uma caverna que hoje é Patrimônio da UNESCO.
As escavações começaram em 1921 com o geólogo sueco J.G. Anderson e o paleontólogo austríaco O. Zdanski, em uma escavação experimental onde encontraram fósseis de animais e pedaços de quartzo e estenderam-se até 1927, quando um grupo de arqueólogos chegou para uma escavação maior.
Huang Ho:
Acreditou-se durante um longo tempo que o berço da civilização chinesa foi o Huang Ho, conhecido como Rio Amarelo. Porém, escavações mais recentes provaram que o Rio Amarelo foi apenas mais um dos vários centros de difusão que deu origem à Civilização Chinesa. Hoje, acredita-se que os povos surgidos ao redor do rio Yang Tsé Kiang chegam a ser superiores ao surgidos no Huang Ho. Foram tantos povos difusores que em uma escavação feita em 1986, no sudoeste da China, encontraram objetos de bronze datados da mesma época da dinastia Shang, porém, esses objetos eram totalmente diferentes de objetos da mesma época, só que do Leste da China.
Diferenças geográficas:
Os povos difusores tiveram desenvolvimentos diferentes. E muitos passavam por dificuldades que os outros não passavam devido à geografia do local onde residiam. Um exemplo é o oeste da China. Os povos do oeste da China encontraram, ao longo do tempo,