História da Arte
Em busca de informações para o registro de pesquisa e com base na visita realizada ao supermercado Carrefour alguns objetivos foram traçados e trouxeram algumas considerações que serão apresentadas a seguir:
A visita em geral consistiu na observação minusciosa de cada detalhe do ponto de venda, porém, me restringi as sessões de chás, cafés e temperos em geral, que foram produtos já sonhados por nós antes da decisão final, além do produto principal de nossa escolha: a pimenta.
Em primeiro plano percebi que a altura das gondolas tanto para os chás quanto para os cafés são as mesmas, e esses produtos estão no mesmo corredor e ambos lado a lado. Porém, existe um destaque maior para os cafés tanto na composição visual da própria gondola, que tem um layout diferenciado, quanto no posicionamento dos produtos.
As marcas de café são distribuídas em duas gondolas, um lado para as mais populares e o outro com produtos mais elitizados, que podem tomar até 3 prateleiras com a variedade de sabores e famílias de uma mesma marca. É possível fazer essa distinção com total base no trabaho gráfico e de embalagem dos produtos.
Nas embalagens de chá o verde, o vermelho e o laranja são as principais cores utilizadas. A tipografia é geralmente arredondada e não existe uma grande variedade no formato das embalagens. Já as embalagens de café, que costumavam ter o marrom como cor predomintante, agora trabalham também com o branco e o bege, além de cores sortidas para identificar uma característica ou a variedade de sabores que a marca oferece. O estilo “handwritten” está muito presente na tipografia dos cafés em geral, fazendo alusão ao aroma do café ilustrado em alguns casos pela fumaça saindo da xícara nas embalagens.
Na sessão de temperos não existe diferencial quanto as gondulas. Particularmente acredito que os estandes e displays seriam bons aliados para a divulgação desses produtos, que são muito procurados por todas as