História da Arte - A arte na Grécia
O PAPEL DA ARTE NA HISTÓRIA
A ARTE NA GRÉCIA
Escolhemos este tema por se tratar de um período de muitas mudanças em relação aos outros movimentos,o que mais impressionou nesta época foi que os gregos usavam uma técnica em sua arte de inovação em relação a arte Egípcia,pois era uma produção cultural mais livre,valorizavam especialmente as ações humanas na certeza de que o homem era a criatura mais importante do universo,sendo assim eles valorizavam o conhecimento,através da razão.
As comunidades gregas eram muito pobres,mas aos poucos começaram a prosperar,pois com a intensificação do comércio,as cidades estados,a polis grega,entra em contato com as culturas do Egito e do oriente próximo.
O PERÍODO CLÁSSICO As esculturas
Aproximadamente no final do século VII a.C.,começaram a esculpir figuras masculinas em Mármore,os kouros(Imagem 1), onde a técnica consistia em esculpi-las em rigorosas posições frontais ,eretas e com os pesos dos corpos igualmente distribuído sobre as pernas.
Houve uma procura de superação em suas técnicas, da rigidez das estátuas,o mármore mostrou se inadequado,era pesado demais e se quebrava sobre seu próprio peso.Sendo assim passaram a trabalhar com o bronze,pois esta matéria prima permitia ao artista criar figuras que expressassem melhor o movimento.O Zeus de Artemísio(Imagem 2) é um exemplo disso.
A arquitetura
A arquitetura dessa época que despertava maior interesse eram os templos,construídos para cultuar as diversas divindades (Imagem 3).
Todos os templos eram erguidos sobre uma base de três degraus,o mais elevado denominava se estilóbata
O núcleo era formado pelo opistódomo, pronau e o naos,local onde ficava a imagem da divindade.Este núcleo era cercado pelo peristilo(séries de colunas e uma colunata).
Existiam três tipos de capitéis que ornamentavam as colunas,o de estlio Dórico,Jônico e Coríntio (Imagem 4).
Na parte frontal existia o pórtico de entrada e pronau nos fundos.Na parte superior do pórtico