Historia da Arte (Grecia e Roma)
Os gregos se destacaram muito no mundo das artes. As esculturas, pinturas e obras de arquitetura impressionam, até os dias de hoje, pela beleza e perfeição. Os artistas gregos buscavam representar, através das artes, cenas do cotidiano grego, acontecimentos históricos e, principalmente, temas religiosos e mitológicos. As grandes obras de arquitetura como os templos, por exemplo, eram erguidos em homenagem aos Deuses
Gregos.
A arquitetura grega antiga pode ser dividida em três estilos:
1 – Coríntio - pouco utilizado pelos arquitetos gregos, caracterizava-se pelo excesso de detalhes. Os capitéis das colunas eram, geralmente, decorados com folhas.
2 – Dórico - estilo com poucos detalhes, transmitindo uma sensação de firmeza.
3 – Jônico - este estilo transmitia leveza, em função dos desenhos apresentados, principalmente nas colunas das construções. Outra característica deste estilo era o uso de base circular.
Exemplos de construções:
Parneton de Atenas
Estátua de Zeus em Olímpia
Colosso de Rodes
Tempo de Ártemis em Éfeso
A pintura grega também foi muito importante nas artes.
Os pintores representavam cenas do dia a dia, batalhas, religião, mitologias e outros aspectos da cultura.
Os vasos, geralmente de cor preta, eram muito utilizados neste tipo de representação artística. Estes artistas também pintavam em paredes, principalmente de templos e palácios.
Escultura Grega
As esculturas gregas transmitem uma forte noção de realismo, com excesso de movimento, expressão facial, sofrimento, sentimento...
Roma
Com forte influência dos estruscos, a arte romana antiga seguiu os modelos e elementos artísticos e culturais da Grécia Antiga e chegou a "copiar" estátuas clássicas. Imperadores, deuses e figuras mitológicas foram retratados nas esculturas romanas.
Obs: Os etruscos eram um povo que habitava a antiga Etrúria, região a oeste dos Montes Apeninos e do rio