Contabilidade Comercial
CONTABILIDADE EMPRESARIAL
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
FINANCIAMENTOS PÓS-FIXADOS
Ariane A. de Souza R.A B979HB-3
Mário A. R. P. Júnior R.A B91125-5
Raiza F. Matos Alfaia R.A B878EB-0
Soraya B. Oliveira R.A B91JBB-4
MANAUS
2014
ARIANE ALVES DE SOUZA R.A B979HB-3
MÁRIO ANTÔNIO R. PAIXÃO JÚNIOR R.A B91125-5
RAIZA FERNANDA MATOS ALFAIA R.A B878EB-0
SORAYA BENDAHAN OLIVEIRA R.A B91JBB-4
CONTABILIDADE EMPRESARIAL
FINANCIAMENTOS PÓS-FIXADOS
Geopolítica Regional e Integração apresentada como atividade avaliativa, do curso de Ciências Contábeis da Universidade Paulista – UNIP, sob orientação da professora Doraci Vasconcelos.
MANAUS
2014
SUMÁRIO
REFERÊNCIAS............................................................................................................9
INTRODUÇÃO
Neste, abordaremos de maneira bem clara, o conceito e alguns exemplos de financiamentos pós-fixados, diferenciando e explicando em quais situações devemos utilizar os financiamentos pré-fixados e pós-fixados.
Empréstimos e financiamentos são operações realizadas entre a empresa e instituições financeiras, visando tomar destas, recursos para investimentos (imobilizações) ou capital de giro, mediante certa remuneração (juros). Além dos juros cobrados, tarifas e comissões podem incidir na operação. Em uma operação de empréstimo poderá ocorrer a incidência de juros e atualização monetária pré ou pós-fixadas.
Todo empréstimo cujo prazo de vencimento for inferior a um ano deve ser contabilizado no passivo circulante, quando superior a um ano, as parcelas que ultrapassarem 12 meses, deverão ser registradas no passivo não circulante, como dívidas de longo prazo. Os juros, atualização e outros encargos incidentes, deverão ser