HISTÓRIA DA ARTE NO BRASIL
Josiane Lopes
RESUMO
A arte no Brasil data de muito antes da chegada dos portugueses, há pelo menos, 40 mil e 12 mil a.C. com a chamada Pintura Rupestre. Os índios que aqui viviam, também tinham a sua própria arte, a Arte Nativa. Com a chegada dos jesuítas, veio também a Arte Barroca, direcionada ao catolicismo e à Igreja, no Período Colonial, predominando os temas religiosos. Em 1637, com a vinda de Maurício de Nassau, tivemos a Missão Holandesa, Nassau trouxe artistas holandeses, protestantes, e se fixaram no Nordeste, a fim de retratar a nova terra. Com a mudança da Corte Portuguesa para o Brasil, em 1808, a convite de Dom João 6º, instalou-se aqui, a conhecida Missão Francesa, para administrar a Academia Imperial de Belas Artes. Em 1922, com a Semana da Arte Moderna, novos olhares originaram-se para o ensino de Arte no Brasil, mas foi apenas em 1971, que o ensino da arte passou a ser obrigatório em todo o território brasileiro.
Palavras chave: Arte; Missão; Ensino.
1 INTRODUÇÃO Mesmo antes da escrita, o homem descobriu através da Arte, como deixar seus registros históricos e viu nela, uma maneira de comunicar-se, de expressar-se. A arte é mais que pinturas, esculturas, músicas ou arquitetura. A Arte é expressão da identidade de um povo, é o que os difere uns dos outros. No Brasil, quando os portugueses chegaram aqui, já havia toda uma cultura artística formada, que aos poucos foi sendo modificada e sofreu influências européias, além das novas artes, trazidas pelas Missões.
2 ARTE RUPESTRE NO BRASIL A expressão artística do Brasil, tem se modificado e adaptado de acordo com a realidade do povo. Pesquisadores calculam que em torno de 40 mil e 12 mil a. C. o território brasileiro era ocupado por grupos nômades, que através da Pintura Rupestre, deixaram registros históricos importantes de como viviam e da sua visão do mundo. Apesar de ainda não conhecer a escrita, essa manifestação artística,