História Antiga
PÉRSIA
1. CAMBISES (filho e sucessor de CIRO – o principal conquistador): Assírios dominaram os fenícios e atacaram o Egito, conquistando-o em 525 AC (Batalha de Pelúsia) comandados por ASSUBANIPAL, Rei da Babilônia.
2. XERXES I, sucessor de Dario I, deu prosseguimento à invasão à Grécia. PERSAS X GREGOS (GUERRAS MEDAS OU MÉDICAS).
3. 1ª GUERRA MEDA: Dário I era o Rei Persa - não houve engajamento naval, os gregos deixam os persas cruzarem os mares impunemente. Ocorreu em 490 AC na planície de Maratona. Os persas são derrotados e o prestigio ateniense cresce. (graças à energia de Milciades).
4. 2ª GUERRA MEDA: Ocorre 10 anos depois da 1ª GUERRA MEDA. O Imperador persa era o XERXES. 100 mil homens persas invadem e saqueiam ATENAS. Ocorreram duas batalhas navais: BATALHA NAVAL DE ARTEMISIUM – Primeiro sucesso dos gregos (galera com três ordens de remos – TEMISTOCLES herói ateniense que projetou 100 dessas galeras) e a BATALHA NAVAL DE SALAMINA (primeira batalha naval de larga envergadura registrada na historia, que ocorreu em 480 AC. BATALHA DECISIVA para a vitória GREGA.
OBS.: A principal conseqüência da Batalha de Salamina foi a liderança de Atenas nos negócios GREGOS.
5. PAZ DE CIMON: 449 AC. Tratado de paz da guerra PERSA X GREGO (Guerras Medas).
GRÉCIA
1. LIGA DE DELOS - União de forças gregas (conjunto de cidades-estados) para lutas contra os persas.
A Liga de Delos também foi a razão de atrito entre Atenas (potencia marítima) e Esparta (potência terrestre), dando origem a GUERRA DO PELOPONESO (ATENAS X ESPARTA). 431 A 404 AC. 1ª Guerra foi siracusa (431AC) e a 2ª Guerra foi EGOS POTAMOS (405AC). Atenas perde e Esparta assume a hegemonia da Grécia.
1ª Obs.: SIRACUSA - Atenas vai até a Sicília para cortar alimentos para Esparta e peloponesos em geral. Alcibiades trai Atenas com 9 anos de guerra marítima. Atenas tem seu império restaurado.
2ª Obs.: EGOS POTAMOS – Alte Espartano LISANDRO