History
História e Cultura das Artes
10.º Ano Módulo 2
Octávio
César Augusto
Índice: Introdução………………………………………………………Págº3 Depois do assassinato: ………………………………………Págº4
Vingança:..………………………………………………………Págº5
Divisão do Império:……………………………………………Págº6 Recomeço da Guerra Civil……………………………………Págº7 O poder de Octávio:…………………………………………::Págº8 Os poderes de Octávio:………………………………………Págsº9/10 Acção de Octávio César Augusto:…………………………:Págº11 Conclusão:………………………………………………………Págº12 Bibliografia………………………………………………………Págº13 Introdução:
Octávio César Augusto , nascido no ano de 63 a.C , foi o primeiro imperador romano, filho de Caio Otávio e Átia e sobrinho-neto de Júlio César, que o adoptou e o fez seu herdeiro. Caius Octavius que se tornou, por adopção, Caio Júlio César Otaviano e posteriormente, César Augusto, o Augusto, foi o idealizador da pax romana e do império, um extraordinário político e administrador. Sem revogar as leis e instituições republicanas, concentrou todo o poder em suas mãos, inaugurando uma época de esplendor e prosperidade no mundo antigo. Quando soube do assassinato de César, quando estudava na Ilíria, do outro lado do mar Adriático, organizou então um exército e assumiu o controle de Roma, ao lado de dois poderosos amigos de César, Marco Antônio e Lépido. Os três se aliaram contra os assassinos de César e, em seguida, passam a lutar entre si.
Depois do assassinato:
Regressado a Itália, reclamou a sua herança e, com grande astúcia e habilidade, conseguiu o apoio e a adesão dos veteranos de César à sua causa. A sua juventude e aparente ingenuidade enganou os adversários políticos, que julgavam estar a servir-se dele, quando acontecia precisamente o contrário. Em cartas aos amigos, Cícero confessava que o jovem César (Octávio) era facilmente manipulável. E, na verdade, o astuto jovem queria fazer crer que assim era, de modo que, quando Cícero e António se aperceberam do quanto