Historico de santana amapa
Santana teve início do agrupamento populacional em Ilha de Santana, localizada em frente ao município, à margem esquerda do rio Amazonas, em 1753. Os primeiros habitantes eram moradores portugueses e mestiços vindos do Pará, além de índios Tucuju, comandados pelo desbravador português Francisco Portilho de Melo, fugitivo da alfândega do Pará, evadiu-se para esta região fugindo das autoridades fiscais paraenses em razão do comércio clandestino de escravos e metais. O Governador Mendonça Furtado, precisava de mão-de-obra barata para a construção da Fortaleza de São José de Macapá, bem como para o trabalho agrícola,desta forma perdoou as infrações de Francisco Portilho e ainda outorgou-lhe o título de Capitão, com poderes para dirigir o povoado de Santana, o que causou grande insatisfação por parte dos índios, que se afastaram ou mudaram-se para outras terras. O nome Santana origina-se da devoção de Francisco Portilla de Melo, por Nossa Senhora de Santa Ana (ou Sant'Ana), hoje padroeira da cidade.
Concentrado em Ilha de Santana, Portilho de Mello e seus agregados conviveram com a redução da força de trabalho indígena, já que a mortalidade também foi significativa, por causa das inadequadas condições de trabalho. Por ordem de Mendonça Furtado foi instalado e fundado o povoado de Santana, em homenagem a Santa Ana de quem os europeus e seus descendentes eram devotos.
Em 1946, com a descoberta do manganês em Serra do Navio por Mário Cruz, Santana experimentou um crescimento significativo, em decorrência da instalação da Icomi (Indústria e Comércio de Minérios). Já no final da década de 50, foi construída a Estrada de Ferro do Amapá, com 19 quilômetros lineares, para o transporte do pessoal e escoamento da produção de manganês com destino ao mercado externo.
Dadas as condições geográficas adequadas ao escoamento via fluvial, é escolhido o Canal Norte do Rio Amazonas que propiciava, pela sua profundidade, fácil navegabilidade aos navios de grande