Ajuste a valor presente - resumo
Conceito
Antes mesmo de falarmos sobre o Ajuste a Valor presente é necessário saber que a sua aplicação nem sempre equipara o ativo e o passivo aos seus valores justos. Segue abaixo uma explicação mais segregada de valor presente e valor justo:
Valor justo – É o valor pelo qual o ativo poderá ser negociado ou o passivo poderá ser liquidado;
Valor presente – é a estimativa do valor corrente de um fluxo de caixa futuro, no curso normal das operações. Em termos mais explicativos o valor presente é o valor atual mensurado para um direito ou uma obrigação.
Com base nessas informações podemos ter uma idéia de como o Ajuste ao valor presente veio à tona com a entrada da nova lei 11.638 e o CPC.
Objetivo do CPC a ajuste a valor presente
Explicitar os procedimentos corretos para o cálculo dos ajustes a demonstrar o valor presente de um fluxo de caixa futuro (elementos do Ativo e Passivo a longo prazo e a curto prazo de acordo com a relevância) esperando-se que os valores das operações a prazo não provoque distorções nas demonstrações contábeis.
Principais Características, Procedimentos e Obrigações
Para se determinar o valor presente é necessário conhecer o valor do fluxo futuro, a data do fluxo financeiro e a taxa de desconto. O valor presente deverá estar associado à conferência de ativos e passivos levando em consideração o valor do dinheiro no tempo e as variações a eles associados. Deverá, ainda, ter a mensuração dos Ativos e Passivos com juros aplicados ao seu valor presente no seu reconhecimento inicial.
Não é permitido efetuar descontos a valor presente para saldos de imposto de renda diferidos (e contribuição social), pois não é possível determinar a data em que os valores serão realizados.
Caso se tenha uma renegociação de uma obrigação ou direto, uma nova medição do ajuste a valor presente deverá ser realizada, tendo assim um novo reconhecimento do valor patrimonial e da receita ou despesa financeira.
O