Historico da administração da produção
A Administração da Produção é o ramo da Ciência da Administração que mais tem contribuído com as organizações industriais na melhoria dos materiais, processos e produtos, registrando, ao longo da história, uma fantástica evolução, demonstrada neste trabalho, pelo relato de alguns dos mais importantes acontecimentos que consolidaram os tempos modernos. Neste contexto, este trabalho tem por objetivo demonstrar a evolução conceitual da Administração da Produção, através de uma pesquisa realizada em publicações de diversos autores e estudiosos da matéria e como estas teorias foram mudando no transcorrer dos tempos, alterando também a maneira de pensar e conduzir as pessoas.
HISTÓRICO DA ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
A função produção, entendida como o conjunto de atividades que levam à transformação de um bem tangível em um outro com maior utilidade, acompanha o homem desde sua origem. Quando polia a pedra a fim de transformá-la em utensílio mais eficaz, o homem pré-histórico estava executando uma atividade de produção. Nesse primeiro estágio, as ferramentas e os utensílios eram utilizados exclusivamente por quem os produzia, ou seja, inexistia o comércio, mesmo que de troca ou escambo.
Com o passar do tempo, muitas pessoas se revelaram extremamente habilidosas na produção de certos bens, e passaram a produzi-los conforme solicitação e especificações apresentadas por terceiros. Surgiam, então, os primeiros artesãos e a primeira forma de produção organizada, já que os artesãos estabeleciam prazos de entrega, conseqüentemente classificando prioridades, atendiam especificações prefixadas e determinavam preços para suas encomendas. A produção artesanal também evoluiu. Os artesãos, em face do grande número de encomendas, começaram a contratar ajudantes, que inicialmente faziam apenas os trabalhos mais grosseiros e de menor responsabilidade. À medida que aprendiam o ofício, entretanto, esses