historias
A Educação Física é uma disciplina muito importante no contexto escolar, pois ela deve auxiliar no desenvolvimento de corpo e mente do indivíduo. Esta disciplina tem a tarefa de conscientizar o aluno da importância de ter uma vida saudável. Saúde e qualidade de vida devem ser discutidas desde a infância para que a criança se torne um adulto com hábitos saudáveis, e a escola (em parceria com os responsáveis) é um local que deve proporcionar informações suficientes para que o aluno saiba buscar esses hábitos ao longo da vida.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS, 1948) “Saúde é o estado de completo bem estar físico, mental e social e não somente a ausência de doença ou debilidade”. Para que saúde e qualidade de vida seja realidade em nossas vidas é ideal ser fisicamente ativo e ter uma alimentação de boa qualidade. A definição de atividade física é qualquer movimento como resultado de contração muscular esquelética que aumente o gasto energético acima do repouso (Posicionamento Oficial – Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte). Somente o tempo das aulas de Educação Física na escola não é o suficiente para provocar grandes alterações no organismo dos alunos, então o professor deve possibilitar o conhecimento das atividades mais tradicionais (como esportes de quadra), entre outros da cultura corporal de movimento, de forma que influencie na mudança de comportamento.
É também o professor de Educação Física que pode alertar seus alunos de que precisam ter uma boa alimentação, pois nessa faixa etária a má alimentação pode trazer riscos à saúde como a obesidade e doenças crônicas não transmissíveis, podendo persistir até quando estas crianças se tornarem adultas. Uma boa alimentação pode ser conquistada começando de forma simples, ingerindo alimentos variados, diminuindo o consumo de gorduras, açúcares e sal. A OMS revela que frutas, verduras e legumes quando ingeridas de forma adequada ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e alguns tipos