historias da educaçao
1) Qual a concepção de educação para Basedow?
A educação tem por fim dar condições para o indivíduo ser feliz, por isso a aprendizagem deve ser prática e agradável e estimular atividade racional e a intuição, mais do que a memória.
2) O marquês de Pombal foi um grande gestor das ideias iluministas. Qual foi a sua contribuição para a educação no seu contexto histórico?
No contexto histórico do Iluminismo, não fazia sentido atrelar a educação a religião como nas escolas confessionais, nem aos interesses de uma classe como queria a aristocracia. A escola devia ser leiga ( não religiosa) e livre (independente de privilégio de classe).
3) Rousseau, apesar de não ter sido educador, trouxe grande contribuição à educação através de suas filosofias. Descreva um aspecto que foi mais importante.
Para Rousseau, o indivíduo em estado de natureza é bom, mas se corrompe na sociedade, que destrói sua libertada. ‘O homem nasce livre e por toda parte encontra-se as ferros’. Considera então a possibilidade de um contrato verdadeiro e legítimo, que reúna, o povo numa só vontade, resultante do consentimento de todas as pessoas.
4) O que era a Companhia de Jesus?
Companhia de Jesus era uma congregação religiosa. 5) Faça um breve comentário sobre os educadores a seguir:
A) PESTALOZZI
Johan Heinrich Pestalozzi ( 1746 – 1827), suíço alemão nascido em Zurique, atraiu a atenção do mundo como mestre, diretor e fundador de escolas. Suas obras principais são Leonardo e Gertrudes( 1781) e Gertrudes instruiu seus filhos ( 1801) iniciado no século XVII, sempre se interessou pela educação elementar, sobre tudo das crianças pobres. É considerado um dos defensores da escola popular extensiva a todos. Reconhecia firmemente à função social do ensino, que não se acha restrito á formação do gentil- homem.
B) FROEBEL
Friedrich Froebel (1782- 1852) nasceu na Turíngia aprendeu com os filósofos idealistas uma visão mística marca seu pensamento e obra. Sua