Historia
Publicidade
A publicidade é uma forma de comunicação. A sua função principal é ser persuasiva. Isto significa que as mensagens publicitárias (constituídas fundamentalmente por palavras e por palavras e por imagens) têm de convencer o público.
Em publicidade é tão importante o que se diz como a forma como se diz, por isso os publicitários recorrem com frequência a ideias e formas originais para convencer as pessoas, usando imagens atraentes e frases curtas. Recorrem às figuras de retórica para despertar o interesse. Recorrem também às diversas funções da comunicação (exortativa, para convencer, informativa, para apresentar os produtos, estética para cativar e emocionar).
Os publicitários vêem o público como consumidores. Sempre que pretendem publicitar um determinado produto estudam o grupo especifico a quem ele se vai dirigir: o chamado público-alvo. Determinam as suas características (idade, sexo,nível económico, nível sociocultural) e estudam os seus aspetos psicológicos.
http://www.osmoz.com.br/Public/Files/__Uploads/images/pub_fragrance_acqua_di_gioa_essenza.jpg
O ser humano possui instintos profundos que vêm à superfície quando estimulados. É no reconhecimento desse factor que as mensagens publicitárias são construídas: quer de texto, quer através de imagens.
Esses instintos são:
Instinto de conversação-é o instinto do desejo de manter a felicidade, a saúde e a juventude, o conforto, o dinheiro e o trabalho;
Instinto maternal e paternal- é o instinto do desejo de amor, de ternura e de proteção.
Instinto sexual- é o instinto do desejo sexual e erotismo.
Instinto dominador- é o instinto do desejo de possuir bens, valores, vitórias, autoridade e prestigio.
Instinto de evasão- é o instinto do desejo de diversão, de rir, de sonhar, de divertimento, de jogar, de viajar e de mudança.
A estratégia publicitária assenta nos seguintes passos e é conhecida pelas iniciais AIDA.
-Chamar a Atenção do consumidor;