Historia
1) EUA NO SÉCULO XIX:
* O Mundo na segunda metade do Século XIX: * Brasil: governo de D.Pedro II. * América Latina: estavam com suas independências consolidadas. * Europa: Acabava de sair da “Primavera dos Povos” (Revoluções de 1848).
* EUA: * Doutrina Monroe: Baseada na célebre frase “América para os americanos”. Os EUA se opunham à Santa Aliança européia. Eram contra qualquer intervenção européia nas Américas. Na verdade, os EUA queriam que eles próprios fossem os líderes do continente americano. * Marcha para o oeste: Os americanos foram aumentando o território dos EUA cada vez mais para oeste. No caminho eles iam matando os índios que tentavam impedir essa expansão territorial. COMO? Para essa expansão eles contavam com imigrantes que vinham da Europa e uma política fundiária que garantia a posse da terra para quem se mudasse para os novos domínios. JUSTIFICATIVA: A justificativa que a população dos EUA deu para invadir as terras dos índios foi o destino manifesto, que dizia que era destino dos EUA levar a civilização e a modernidade para outras regiões e povos. SIGNIFICADO: desenvolvimento econômico, massacre de milhões de índios, aumento das disputas entre o norte e o sul (que vai causar guerra!!!).
* A GUERRA DE SECESSÃO (1861-1865) * Guerra entre dois modelos de desenvolvimento: Norte (industrial / mão-de-obra livre) X Sul (agro-exportador / mão de obra escrava) * Foi a maior guerra civil da História até o século XIX: 500 mil mortos. * Significado: Com a vitória do norte o desenvolvimento industrial cresceu e os EUA prosperaram. A escravidão acabou, mas a segregação continuou, principalmente nos estados do Sul desse país.
2) UNIFICAÇÃO (TARDIA) DA ITÁLIA E DA ALEMANHA (novos países):
* NA ITÁLIA (1871):
* Grupos sociais que tinham interesses pela unificação:
A)Alta burguesia (norte da Itália): queriam a proteção