Historia
Bianca Bramont Cardoso da Silva 2ºano A
Revolução Francesa e o Iluminismo.
As contribuições de Jean Jacques Rousseau.
Salvador - 2015 Revolução Francesa elevou as idéias de liberdade e igualdade, que vinham sendo criadas pelo Iluminismo. Nascem daí as idéias dos direitos Humanos e das Igualdades dentro dos ideais modernos.
Sabemos que, as pessoas por tras da revolução são os iluministas, cada um com seus ideais, porém todos apoiavam a liberdade religiosa e a educação para todos.
Dentre outros, Rousseau, foi um importante iluminista.
Jean-Jacques Rousseau foi um importante filósofo, teórico político e escritor suíço. Tinha como ideal que “o estado democrático deve garantir igualdade a todos.” No ano de 1762, Rousseau começou a ser perseguido na França, pois suas obras foram consideradas uma afronta aos costumes morais e religiosos. Refugiou-se na cidade suíça de Neuchâtel. Em 1765, foi morar na Inglaterra a convide do filósofo David Hume.
Escreveu, além de estudos políticos, romances e ensaios sobre educação, religião e literatura. Sua obra principal é Do Contrato Social. Nesta obra, defende a ideia de que o ser humano nasce bom, porém a sociedade o conduz a degeneração. Afirma também que a sociedade funciona como um pacto social, onde os indivíduos, organizados em sociedade, concedem alguns direitos ao Estado em troca de proteção e organização.
Pensava que liberdade e igualdade só podem caminhar se estiverem de mãos dadas, unidas, e que o Estado é o meio de consumação de tal união.
Rousseau apresenta uma nova proposta de educação, enfatizando a necessidade de educar a criança para que se torne autônoma, ou seja, tornar-se sujeito e dona de seu próprio destino, passando a pensar por conta própria. Ele propunha uma educação que tomasse conhecimento do homem como essência e ao mesmo tempo ética, ou seja, um homem ideal para a sociedade que deveria integrar-se.
O princípio fundamental de toda a