Historia
O presente trabalho foi proposto pela professora Ana Faria de História e Cultura das Artes. Este trabalho é referente ao Módulo 7 "A Cultura do Salão" e das duas propostas apresentadas eu vou falar sobre "A Cultura do Salão e a Arte Rococó".
Este trabalho tem como finalidade a contextualização histórica e a Arte Rococó. No desenvolver desde trabalho relativamente à contextulização histórica vou falar sobre o contexto social, político e económico do século XVIII, irei descrever o iluminismo, referir a importância do salão enquanto novo espaço de conforto e intimidade e ainda explicar o intimismo galante.
Relativamente, à Arte Rococó vou explicar o seu significado, mostrar a especifidade ao nível de decoração, da arquitetura, da escultura e da pintura Rococó e ainda vou falar sobre a mesma em Portugal.
Contexto social, político e económico do século XVIII
Nível Social
A nível social foi criada uma elite aristocrática e intelectual, amante do exotismo, da fantasia, da alegria, do natural e que discutia temas filosóficos e políticos em conversas espirituais, que ouvia músicas em salões privados ou em concertos públicos, que assistia à comédia e a ópera, que organizava encontros amorosos em festas campestres, com mascaradas e danças populares, numa libertinagem e numa intimidade galante.
Nível Político
A nível político destacam-se as Revoluções Liberais que foram um movimento político-militar que em cada país derrubaram as Monarquia Absolutas e implantaram a nova ordem político-social do Liberalismo.
Destaca-se a Revolução Norte Americana ente 1750 e 1760 onde as 13 colónias sofreram fortes restrições económicas da Inglaterra a Guerra da Independência entre 1775 e 1781 fez com que em 1783 a Inglaterra reconhecesse a independência dos Estados Unidos da América e só em 1787 é que a constituição Americana entra em vigor.
Em França na década de 1780 uma grave crise nacional a nível social, económico, financeiro e político fez com que em 1789 se fizesse uma