Historia
As culturas gregas e romanas são muito parecida, mas essa semelhança não se dá por uma mera coincidência. Os gregos forma conquistados pelos romanos e eles achavam os gregos muito sábios, por isso sua cultura foi preservada, estudada e excessivamente copiada pelos romanos surgindo cultura greco-romana. A partir destas característica podemos concluir que os gregos são autênticos, mais antigos e a politica também era muito diferente pois os gregos tinham uma assembleia onde todos podiam participar votar e opinar nas leis, construções e manobras politicas que ocorreriam. E em Roma as decisões eram tomadas basicamente pelo imperador.
A herança cultural deixada pelos romanos contribuiu para transformá-los no mais importante e influente povo da civilização ocidental.
Alguns fatores contribuíram para a ocupação da região:
- os aspectos físicos (Roma está localizada na Península Itálica)
- o solo fértil (facilitava a produção de alimentos)
- ausência de bons portos (isolando relativamente a região)
A Roma Antiga conheceu 3 formas de governo: Monarquia, República e Império.
MONARQUIA
A forma de governo adotada em Roma até o século VI a.C. foi a Monarquia. Os romanos acreditavam que o rei tinha origem divina.
Esse período foi marcado pela invasão de outros povos (etruscos) que durante cerca de 100 anos, dominaram a cidade, impondo-lhe seus reis. Em 509 a.C., os romanos derrubaram o rei etrusco (Tarquínio - o Soberbo), e fundaram uma República. No lugar do rei, elegeram dois magistrados para governar.
REPÚBLICA
No início da República, a sociedade romana estava dividida em 4 classes: Patrícios, Clientes, Plebeus e Escravos.
A decadência política, social e econômica, fez com que a plebe entrasse em conflito com os patrícios, essa luta durou cerca de 200 anos. Apesar disso, os romanos conseguiram conquistar quase toda a Península Itálica e logo em seguida partiram para o Mediterrâneo.