Historia
A origem dos Francos ainda é um mistério para os pesquisadores. Eles formavam uma das tribos germânicas que adentraram o espaço do Império Romano a partir da Frísia como federados e estabeleceram um reino duradouro onde hoje fica a maior parte da França e Francônia na Alemanha, sendo a raíz histórica dos atuais países França e Alemanha.
A partir de suas terras centrais, os Francos conquistaram a maior parte da Roma gaulesa, o que, a princípio, foi favorável aos romanos, já que eles atuaram como aliados na defesa do Império. Porém a expansão inicial dos Francos já dava as bases de seu reino. Pepino, o Breve, foi coroado como primeiro rei franco da dinastia carolíngia em 751. O sucessor de Pepino, seu filho, foi um dos mais notórios reis da história, Carlos Magno. Depois da morte de Carlos Magno e de seu filho, o Império Franco foi dividido entre os herdeiros, dando origem aos territórios da atual Alemanha e da França.
Não se sabe ao certo quando os franceses deixaram de se considerar francos. De toda forma, a tradição dos francos como grandes aliados da Igreja Católica permaneceu na França, que foi muito atuante nas cruzadas. Seu legado deixou marcas culturais no Ocidente que persistem até hoje.
IMPÉRIO CARLOS MAGNO
O Império de Carlos Magno, também conhecido como o Império Carolíngio , foi o momento de maior esplendor do Reino Franco. Carlos Magno assumiu o trono em 768 e por suas realizações, é considerado o mais importante rei dos francos. Destacou-se por conquistas militares e pela organização administrativa implantada nos territórios sob seu domínio.
No ano 800, em Roma, Carlos Magno foi coroado imperador pelo papa Leão III. Com a coroação de Carlos Magno, a Igreja católica pretendia fazer reviver o Império Romano do Ocidente e, ao mesmo tempo, unificar a Europa sob o comando de um monarca cristão.
Seu reinado está ligado também com a Renascença carolíngia, quando Carlos Magno preocupou-se em preservar a cultura greco-romana, investiu