historia
CIENTISTA:
Isaac Newton (1642-1727) demonstrou que o mundo é regido por leis físicas invariáveis, cabendo à ciência determina-las e conhece-las. Com os trabalhos de Newton, a compreensão do mundo físico afastou-se do campo estrito da religião. O mundo já não dependia inteiramente de um Deus todo-poderoso que podia “parar o Sol e guiar as estrelas”
Progressos: Formulou o princípio da gravidade: a matéria atrai a matéria na razão direta das massas e na razão inversa do quadrado das distâncias.
Entre 1670 e 1672, Newton trabalhou intensamente em problemas relacionados com a óptica e a natureza da luz. Ele demonstrou, de forma clara e precisa, que a luz branca é formada por uma banda de cores (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta) que podiam separar-se por meio de um prisma.
Imagem 1 Imagem 2
Imagem 1 -Demonstração através de um prima que a luz branca é formada por um conjunto de cores.
Imagem 2 – Telescópio Newtiano
Curiosidades:
-A luz branca ser formada por um conjunto de cores explica a existência do arco-íris.
-A história mais popular (que é um mito e que surgiu como uma oportunidade de investigar sobre a Gravitação Universal) é a maçã de Newton. Essa história conta que a maçã bateu realmente na cabeça de Newton, quando este se encontrava num jardim, sentado (debaixo de uma macieira) e que seu impacto fez com que, de algum modo, ele ficasse ciente da força da gravidade, como se perguntasse: "Eu como essa maçã ou não?". A pergunta não era se a gravidade existia, mas se ela se estenderia tão longe da Terra que poderia também ser a força que prende a Lua à sua órbita.