Historia
Índia. A civilização da Índia evoluiu junto ao Rio Indo, dedicando-se à agricultura, à criação de animais, ao artesanato e a um comércio baseado em trocas com populações vizinhas e da Mesopotâmia. No II milênio a.C. os habitantes do Indo foram conquistando os povos do sudeste da Ásia.
China. A civilização chinesa desenvolveu-se no vale do rio Amarelo; dedicou-se à criação de animais, ao artesanato ( cerâmica, especialmente) e, sobretudo, à agricultura. O progresso constante dos chineses nas técnicas agrícolas e na arte, o carácter conservador de sua sociedade fizeram da China o primeiro grande império do Extremo Oriente.
Egito. A civilização egípcia floresceu no vale do rio Nilo. No III milênio reuniram-se os diversos nomes em dois reinos, o do Baixo Egito e o do Alto Egito. Teve início, em seguida, o Antigo Império (capital Mênfis). Ao primeiro período intermediário seguiu-se o Médio Império (capital Tebas), durante o qual o Egito conheceu grande prosperidade. Em consequência da invasão dos hicsos começou o segundo período intermediário, que terminou com a expulsão dos invasores. Com o Novo Império (capital Tebas) o Egito alcançou sua maior extensão territorial e seu maior esplendor. Depois de um período de agitação política ocorreram: um breve reerguimento (Renascença Saíta - capital Saís), as sucessivas conquistas do Egito pelos persas (525 a.C.), gregos (322 a.C.) e romanos (30 a.C.).
A economia do Egito baseou-se na agricultura e no comércio mediterrâneo (Creta, Palestina, Mesopotâmia), exportando matérias-primas em seu território (metais, madeiras, especiarias perfumes e armas).
Resumo: