historia
detecção de radiações
detectores
A percepção da radiação, seja qualitativa ou quantitativa, só pode ser realizada com a ajuda de materiais ou instrumentos capazes de captar e registrar sua presença. a detecção é realizada pelo resultado produzido da interação da radiação com um meio sensível (detector). em um sistema de detector os detectores de radiação são os elementos ou dispositivos sensiveis a radiação ionizante utilizados para determinar a quantidade de radiação presente em um determinado meio de interesse. a integração entre um detector e um sistema de leitura (medidor), como um eletrOMETRO OU A EMBALAGEM DE UM DETECTOR É CHAMADO DE MONITOR DE RADIAÇÃO.
OS SISTEMAS DETECTORES QUE INDICAM A RADIAÇÃO TOTAL A QUE UMA PESSOA FOI EXPOSTA, SÃO CHAMADOS DE DOSIMETROS COMO A CAMERA DE IONIZAÇÃO QUE É A CORRENTE GERADA QUE NÃO E DEPENDENTE DA TENSÃO APLICADA, MAS SIM UMA FUNÇÃO DO NÚMERO DE INTERAÇÕES COM OS FOTÓNS INCIDENTES. já O CONTADOR PROPORCIONAL SÃO OS ELETRÓNS ACELERADOS EM DIREÇÃO AO ANODO COM ENERGIA SUFICIENTE PARA IONIZAR OUTROS ÁTOMOS, ESTE DETECTOR É CONHECIDO COMO PROPORCIONAL POIS O PULSO ELÉTRICO GERADO É UM MÚLTIPLO DA INTERAÇÃO OCORRIDA NO GÁS.
A CANETA DOSIMETRICA FOI DESENVOLVIDA PARA PERMITIR A AVALIAÇÃO DA DOSE RECEBIDA POR M TRABALHADOR DURANTE AREALIZAÇÃO DE UM TRABALHO ONDE FILMES DOSIMETRICOS SÓ PERMITEM O CONTROLE SEMANAL OU MENSAL, OS MONITORES ATIVOS NÃO SÃO DE USO PRATICO PARA ACUMULAR DOSE DURANTE UM DIA DE TRABALHO. O DETECTOR GEIGER-MULLER SÃO O NÚMERO DE ELETRÓNS COLETADOS E É INDEPENDENTES DA IONIZAÇÃO INICIAL FEITA PELO FÓTONS INCIDENTE, OS DETECTORES CINTILADORES SÃO MATERIAIS CINTILADORES QUE PODEM ABSORVER A ENERGIA CEDIDA PELAS RADIAÇÕES IONIZANTES E CONVERTE-LAS EM LUZ, OS MATERIAIS MAIS USADOS SÃO O IODETO DE SÓDIO, O SULFETO DE ZINCO E CINTILADORES PLÁSTICOS, OS FILMES FOTOGRÁFICOS