historia
O filme se passa na época da Segunda Guerra Mundial na Alemanha, onde os judeus estavam sofrendo com frequentes atentados e ataques injustos praticados por um regime totalitário. O foco do filme é a participação de Oscar Shindler na tentativa de salvar mais de 10.000 judeus, disfarçando-os de seus operários numa fábrica.
No início do filme, os judeus são retirados de seus lares e levados para viver em um gueto superlotado, onde Shindler vê a oportunidade de recruta-los como mão de obra escrava, já que os judeus que fossem considerados trabalhadores úteis e saudáveis não seriam mandados áos campos de concentração.
Em certo ponto do filme, Shindler começa a se sensibilizar com o massacre aos judeus e salva seu assistente de ser levado á um campo de concentração e após a liquidação dos guetos, Shindler começa a ir atrás dos sobreviventes para esconde-los em sua fábrica. A fabrica ficava sendo monitorada por guardas que sempre que podiam, matavam sem motivo nenhum. Logo Shindler começou a ajudar quem podia com atitudes discretas na frente dos guardas.
No fim do filme, com a libertação dos judeus pelo exército soviético, Shindler liberta seus operários e foge, já que é considerado um criminoso por ter lucrado em cima de mão de obra escrava. Schindler foi viver para a Alemanha a seguir à guerra, onde foi apoiado, financeiramente, por organizações judaicas de salvamento. Depois de receber um reembolso parcial pelos seus gastos em tempo de guerra, viajou para a Argentina, com a sua esposa, para uma quinta. Quando entrou em bancarrota em 1958, Schindler deixou a sua mulher e regressou à Alemanha, onde foi mal-sucedido em vários negócios, e teve que ser ajudado pelos seus Schindlerjuden ("Judeus de Schindler") – aqueles cujas vidas ele salvou durante a guerra. Schindler recebeu a designação de Justos entre as nações pelo governo de Israel em 1963, e morreu a 9 de Outubro de 1974.
Bastardos Inglórios
Bastardos Inglórios é um filme com história