historia
Antecedentes
. Os continentes da África e Ásia, desde o século XV, tornaram-se alvos de disputa entre as nações europeias.
. Com o surgimento do capitalismo comercial, a exploração colonial foi maior na Améroca, Porém, os europeus continuaram tendo relações comerciais e mantendo o domínio sobre a África e a Ásia.
. Este domínio aumentou no século XIX, em razão das necessidades econômicas geradas pela Revolução Industrial. A Europa voltou-se novamente a estas regiões, impondo o imperialismo, ou neocolonialismo.
. Os povos asiáticos e africanos não aceitaram passivamente a dominação das potências europeias.
. No século XX, um conjunto de fatores possibilitou às regiões afro-asiáticas conquistar a tão desejada independência – ou descolonização – dos países europeus. Causas
. Dentre os fatores que possibilitaram a descolonização da África e da Ásia, podemos destacar a Primeira Guerra Mundial, que foi motivada pelas disputas imperialistas. Ao fim da guerra, a Europa saiu enfraquecida, perdendo sua hegemonia para os Estados Unidos.
. Além disso, a Crise de 1929 repercutiu nas áreas coloniais com o agravamento das condições de vida dos colonos. Isto fez estourar várias revoltas e manifestações contra as metrópoles europeias.
. Estas manifestações acabaram resultando no nascimento de um forte sentimento nacionalista que se traduzia no desejo de liberdade.
. Após a Segunda Guerra Mundial, a Europa declinou completamente, sendo dividida em áreas de influência entre Estados Unidos (EUA) e União Soviética (URSS). Desta forma, intensificaram-se os movimentos de independência.
. Com o início da Guerra Fria, EUA e URSS passaram a apoiar a independência afro-asiática, visando ampliar sua área de influência entre as novas nações que iam surgindo.
Independência da Índia
. A Índia foi o primeiro país asiático a iniciar a luta pela