historia
TRABALHO DE PSICOLÓGIA
Cuiabá-MT
INTRODUÇÃO
A chamada Síndrome de Alienação Parental (abreviada como SAP) É um termo cunhado por Richard A. no início de 1980,para se referir ao que ele descreve como um distúrbio no qual uma criança ,numa base continua cria um sentimento de repúdio a um dos pais sem qualquer justificativa devido a combinação de fatores,incluindo a doutrinação pelo outro progenitor e as tentativas da crianças de denegrir os pais.
Gardner introduziu o termo em um documento de 1985,descrevendo um conjuntos de sintomas que tinha observado durante o início de 1980. A síndrome não é conhecida como uma desordem pelas comunidades médicas e jurídicas d Gardner assim o mesmo vem ganhado muitas criticas por estudiosos da saúde mental que alegam a falta de validade cientifica e fiabilidade.
A admissibilidade da SAP foi rejeitada por um painel de peritos e o tribunal de apelações da Inglaterra é o pais de gares,no reino unido e o departamento de justiça do Canadá desaconselham seu uso.Entretanto a,admissibilidade ocorreu em algumas varas da família nos Estados Unidos,Gardner retratou a SAP como bem aceita pelo judiciário,estabelecendo assim uma serie de precedentes mas a analise jurídica dos verdadeiros casos indicam que sua alegação estava incorreta o BRASIL é o único que e condena o SAP nos tribunais. Foi rejeitada como uma entidade clinica pelas duas instituições