historia
Sem dúvidas, a tortura ainda marca presença nos dias atuais. Seja ela presente na forma de seus praticantes, os torturadores, que ainda não sofreram punições ou na forma de corrupção, uma triste realidade da política exercida no Brasil, que se assimilado a ditadura militar, porém, de uma forma totalmente diferente, praticada através democrática,elegendo um presidente que tem força irredutível frente a um país, no qual governará nomeando seus ministros, os quais recebem muito poder em suas mãos, que os tornam corruptos de todas as formas.
Surge assim, problemas sociais no Brasil, um país de grande contraste nesse quesito. A distribuição de renda é desigual, sendo que uma pequena parcela da sociedade é muito rica, enquanto grande parte da população vive na pobreza e miséria. Embora a distribuição de renda tenha melhorado nos últimos anos, em função dos programas sociais, tais como aqueles que ajudam financeiramente uma família mais pobre e também através de qualificação profissional, melhorando oportunidades de emprego.
Quando se trata de tortura, coloca-se em cheque o método usado para arrancar informações, praticados por homens chamados de “torturadores”. A tortura tem apenas um objetivo: separar o corpo da mente, transformando a pessoa não mais um ser livre, mas em objeto. Ao sentir dor, pânico, desequilíbrio psíquico, o corpo torna-se um inimigo. Para evitar mais violência, a boca fala o que se exige. Ou decide se calar para sempre. Diante do horror, cada pessoa encontra uma estratégia. Muitos sofreram e ainda sofre, pois foram vítimas desse método.
Contudo, a sociedade brasileira não pode continuar convivendo passivamente com essa impunidade. Enquanto os algozes não forem julgados fica a sensação de que a ditadura ainda existe. Os torturadores, aqueles que vitimaram gerações e violentaram dois dos mais sagrados bens da humanidade: a vida e a liberdade, continuam livres, sem que tenham sido chamados à responsabilidade. Nunca