historia
PEDAGOGIA- 3ª SÉRIE I
JULIANA CAROLINA N. SANTOS CRUZ - RA 9978023387 MARIA JOSE SOUSA MACIEL - RA 694947833
REGIANE DE SOUZA C. FREITAS - RA 7305546271
SILVANA DE ANDRADE SILVA - RA 6947443176
IARA VIDAL FREITAS - 6942011216
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (ATPS)
MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLARNO BRASIL CONTEMPORÂNEO
PROFª. MARIA APARECIDA DIORIO
SÃO PAULO, 10 DE ABRIL DE 2014 INTRODUÇÃO
De acordo com a WIKIPÉDIA, história é:
A ciência que estuda o Homem e sua ação no tempo e no espaço, concomitante à análise de processos e eventos ocorridos no passado. História como termo também pode verificar toda a informação do passado que pode ter sido requerida ou arquivada em todas as línguas por todo o mundo, isto como intermédio de registros.
A relação de tempo (passado, presente e futuro) ressignifica a história a todo momento, transformando-a em memória, à medida que o ser humano interage no cotidiano, compartilha ideias, costumes, constrói relações e se socializa.
Segundo Nóvoa (2004), “estamos sempre a lidar com as experiências e a fabricar memórias”, embora elas não sejam idênticas para todos os seres.
Cada geração assimila a herança cultural de seus antepassados, mas muitas vezes um mesmo fato histórico pode trazer várias interpretações, porque é contado por várias pessoas com pontos de vista diferentes, que analisaram esses fatos e chegaram às conclusões de acordo com o seu entendimento.
A globalização possibilitou o acesso a uma vastidão de conceitos, culturas e ideias e uma das funções da história da educação é compreender essa