historia
Chegou a hora do Seu juízo 1. Qual é a solene mensagem proclamada pelo anjo que tinha o Evangelho eterno? Apocalipse 14:7.
"... Temei a Deus e dai-Lhe glória. pois é ________ ; e adorai Aquele que fez o céu e a Terra, e o mar e as fontes das águas."
Nota: Esta mensagem tem a ver com dois acontecimentos relacionados entre si: um que ocorre no Céu e outro na Terra. O juízo mencionado aqui ocorre no santuário celestial, pois ao concluir sai do templo de Deus um anjo com uma foice para ceifar ( Apocalipse 14:14-16 ). Este acontecimento já aparecia profetizado na purificação do santuário terrestre. O outro acontecimento deveria ocorrer na Terra onde havia um chamado para adorar Aquele que fez os céus e a Terra nos termos do mandamento que ordena respeitar o sábado como dia de repouso ( Êxodo 20:8-11 ). A restauração da adoração a Deus como Criador por meio do respeito ao santo sábado seria proclamada quando chegasse a hora do juízo.
Há uma profecia do Antigo Testamento referente aos dois acontecimentos e que assinala quando será a hora do juízo. Um estudo da purificação do santuário do Antigo Testamento nos permitirá compreender melhor a profecia do juízo investigativo que ocorrerá no santuário celestial.
JULGAMENTO NO SANTUÁRIO
No estudo anterior vimos que no santuário terrestre se realizavam três classes de ofertas ou sacrifícios:
1. O contínuo (Ex.: Êxodo 29:38-42 ), que era para benefício do povo, assim como Cristo morreu por todos ( II Coríntios 5:15 );
2. Ofertas individuais diversas que, quando eram para a remissão de pecados, deviam ser com derramamento de sangue ( Hebreus 9:22; Ex.: Levítico 1:2-4), símbolo da aceitação pessoal de Cristo ( São João 3:16 ).
3. O dia da expiação(Ex.: Levítico 16:27-30, 34 ).
Também vimos que os sacrifícios se agrupavam em dois serviços:
1. Serviço diário realizado no átrio e no lugar santo cada dia do ano ( Hebreus 9:6 )
2. Serviço anual, realizado no lugar santíssimo somente um dia no ano, ao final do