historia
O filosofo russo Ivan Petrovich Pavlov, no século XIX, colocou em prática a aprendizagem dos animais através da realização de experimentos com seu trabalho sobre atividade digestiva dos cães, descobriu que os cães não salivavam apenas ao ver a comida, mas também quando associavam algum som ou gesto à “chegada de comida”, na ocasião que recebia o alimento, a secreção salivar era abundante. A partir dessa descoberta houve um fortalecimento da investigação empírica da relação entre o organismo e o meio.
O termo inglês behavior significa, “comportamento”; por isso, para denominar essa tendência teórica, usamos o termo Behaviorismo – além de Comportamentalismo, Teoria Comportamental, Análise Experimental do Comportamento e Análise do Comportamento.
John B. Watson, considerado o pai do behaviorismo, publicou um artigo em 1913, que apresentava o título “Psicologia: como os behavioristas a veem”. A Psicologia teve que cortar com todo seu passado e constituir-se como ramo objetivo e experimental para poder assim, ser considerada ciência. Para se constituir uma ciência rigorosa e objetiva, o psicólogo terá de assumir a atitude do cientista, trabalhando com dados que resultam de observações objetivas e acessíveis a qualquer outro observador.