historia
Introdução pág.3
Introdução histórica pág.4
A Emancipação Feminina pág.5
Os Movimentos feministas Pág.6
A Moda feminina dos anos 20 pág.7
O Dia da Mulher nasceu na década de 20 pág.8
Conclusão pág.10
Bibliografia pág.12
A mulher dos anos 20 teve um novo papel na sociedade. A 1ºguerra mundial provocou importantes transformações no quotidiano, na maneira de pensar e sentir da sociedade.
Nesta época, o estatuto social da mulher sofreu uma mudança significativa. Os movimentos feministas reivindicaram as mesmas liberdades e direitos que os homens, isto é, a igualdade na educação, emprego, salário, voto e estatuto social. As mulheres alteraram o seu comportamento começando a fumar , a beber, a frequentar clubes nocturnos e a praticar desporto.
Introdução Histórica
A década de 1920, foi o período de tempo entre os anos 1920 e 1929. Conhecido como o período entre- guerras. Nesta época ultrapassadas as dificuldades da guerra de 1914-1918, as pessoas tinham pressa de viver e por isso, aproveitavam as distracções do seu tempo. A 1ª Grande Guerra acelerou a transformação das mentalidades. Era a época do jazz, do charleston, da frequência dos cabarets, da preferência pelo cinema em vez do teatro e de profundas alterações no estatuto social da mulher, principalmente nas mulheres da burguesia. Ao longo dos anos 20 acentuou-se a luta pela emancipação feminina. Eram os “Loucos Anos 20”. A vida era estonteante. Vivia-se com um optimismo exagerado, euforia, radicalismo e mesmo a excentricidade, como marca desta sociedade onde quase tudo se considerava possível. Como a vida nocturna, tabaco, droga, álcool e garçonnes,(mulheres arrapazadas)jovens independentes, que bebiam e fumavam já criando um conflito de gerações. Um par enamora-se, casa-se e divorcia-se. As mulheres já não morrem de amor e os homens já não desafiam a espada pelas suas damas. Mas estes comportamentos