historia
1949: ascensão da China no cenário mundial.
A China era um país essencialmente rural no inicio do século XX.
Inicialmente, a China adotou um modelo soviético, mas na década de 1960, rompem relações.
As agitações políticas do século XX e a liderança de Mao Tse Tung: No século XIX, no contexto do imperialismo, a China era dominada e explorada pelas potências europeias, principalmente pelo Reino Unido. Esta potência imperialista, além de explorar a China economicamente, interferia nos assuntos políticos e culturais da China. Os imperadores da Dinastia Manchu eram submissos à dominação europeia. Com isso, em 1911, foi instalada uma república por Sun Yat-sem, representando os nacionalistas (Kuomitang).
Os militares locais não gostaram e os kuomitangs se aproximaram da União Sovietica para lutar contra eles.
Mao Tse-Tung funda o Partido Comunista.
Existiu uma guerra civil entre nacionalistas e comunistas.
Em 1934, Mao Tse Tung liderou a Grande Marcha e organizou uma Republica Vermelha.
Os conflitos entre nacionalistas e comunistas ficaram suspenso apenas na Segunda Guerra Mundial, quando combateram, juntos, o Japão que tentava conquistar a China. Com o término do conflito mundial e a expulsão dos japoneses do território chinês, as tropas nacionalistas de Chiang Kai-shek voltaram a perseguir e combater os comunistas de Mao Tse-tung, reiniciando o conflito armado. Dessa vez com a ajuda externa dos EUA apoiando os nacionalistas e a União Soviética apoiando os comunistas.
1949: Republica Popular Chinesa, proclamada pelos comunistas. E republica da China, proclamada pelos nacionalistas e foi reconhecida pelos EUA que não reconheceu a comunista com medo que o comunismo se espalhasse.
Economia planificada:
Os anos seguidos da guerra civil e da invasão japonesa haviam arrasado ainda agrária China.
Implantação do modelo soviético: planificação da economia e poder centralizado nas mãos do Partido Comunista.