historia
Texto Base: Atos 9:1-16
INTRODUÇÃO
Ler Atos 9:10 a 18
Deus estava à procura de um vaso. Procurou, à noite, um homem chamado Ananias. Ele ficou assustado. Deus lhe disse: “Levante-se e vá falar com Saulo, você precisa ter um encontro com ele, porque ele é para Mim um vaso escolhido”. O que você é para Deus, querido Jovem? Você já pensou nisso?
Deus necessita de vasos, vasos escolhidos. Aqui está Deus insistindo para Ananias: “Levanta-te Ananias e vai à rua chamada Direita, na casa de Judas, pois eis que ele está orando e encontrarás ali um homem de Társis, por nome Saulo”. Aquele chamado causou em Ananias impacto. Ele estava com medo, apavorado. Por que? A igreja estava sendo perseguida em Jerusalém, os crentes estavam espalhados, todos estavam temendo a perseguição.
“Vai Ananias, vai e fala com Saulo”.
Quem era Saulo? Um terrível perseguidor; era o líder de todo o grupo de perseguidores. E, agora, quando ouviu o chamado de Deus, Ananias ficou com o coração cheio de medo, e disse: “Senhor, quero ter uma conversa Contigo; talvez não estejas ciente do que eu estou sabendo”. Ele começou a falar com o Senhor, como se Deus fosse homem e não conhecesse tudo e não soubesse mais do que ele. Ele disse: “Olha Senhor, tenho ouvido falar muito neste homem, e o mal que tem feito aos Teus santos em Jerusalém, e aqui. Senhor, ele veio com o mesmo objetivo, prender os cristãos e martirizá-los. Foi bom o Senhor me avisar, porque eu vou fugir, vou desaparecer, ele veio para me pegar”. Depois de tantas desculpas, e justificativas, o que o Senhor disse para ele? “Ananias, vai”. A ordem não mudou em nada. Deus tinha um motivo por excelência para continuar dizendo para Ananias que ele deveria ir. “Saulo é para Mim um vaso escolhido”.
Aqui está a história de um jovem escolhido por Deus. Saulo, cidadão romano de nascimento, descendente da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, segundo a lei dos fariseus, da lei irrepreensível, Saulo