Historia
Resenha sobre o texto Letramento e capacidades de leitura para cidadania de Roxane Rojo
A partir da leitura do texto “Letramento e capacidades de leitura para a cidadania”, de Roxane Rojo e de seus conhecimentos práticos e teóricos, discorra a respeito do que é texto e das capacidades ne
A partir da leitura do texto “Letramento e capacidades de leitura para a cidadania”, de Roxane Rojo e de seus conhecimentos práticos e teóricos, discorra a respeito do que é texto e das capacidades necessárias para o leitor compreender e construir os sentidos do texto.
Sabemos didaticamente que texto é toda forma de entendimento, seja verbal ou não verbal. E dependendo do emissor e do receptor temos diferentes formas de linguagens e vocabulário adequado que a comunicação possa acontecer, como o público infantil, científico, textos de jornal, narrativos, crônicas, fábulas, propaganda, informativos, etc.
Quando falamos em texto, imediatamente, vem a nossa mente a ideia de algo escrito ou falado. Entretanto, texto é muito mais que isso. A moda, a arquitetura, a música, a dança, a pintura, o gesto, o olhar, tudo isso é texto.
Muito se tem dito sobre texto e sobre a necessidade de enfocá-lo nos diferentes aspectos organizadores e estruturais. Mas cabe indagar, em primeiro lugar, o que é um texto e o que faz com que um texto seja um texto.
Um dos conceitos mais correntes afirma ser o texto um todo organizado de sentido, excluindo-se dessa maneira, a ideia de que texto é um amontoado de frases e de parágrafos.
Texto é uma materialidade concreta, é a manifestação de um conteúdo, portanto, é um plano de expressão (veículo por onde se transmite uma informação). Dessa maneira, um mesmo conteúdo pode ser concretizado por planos de expressão diferentes, como, por exemplo, a fome pode ser materializada por uma pintura, por um gesto – linguagens não-verbais – por um romance – linguagem verbal – ou por um filme – linguagem visual e verbal.