Historia
Educação/Ensino a distância é o modo de ensino que possibilita a autoaprendizagem, onde há uma separação entre professor e aluno, onde o professor torna-se intermediário dos saberes coletivos em vez de fornecedor direto de conhecimentos. Podendo professor e aluno estar interligados, conectados por tecnologias como a internet, correio, rádio, televisão, vídeo, CD-ROM, telefone, fax e tecnologias semelhantes.
É considerada uma forma alternativa para ampliar horizontes no que diz respeito à formação profissional e científica, a EAD tem contribuído para a democratização das oportunidades educacionais e para o desenvolvimento sociocultural e científico do país. A Educação a Distância é uma estratégia educativa baseada na aplicação da tecnologia na aprendizagem, sem limitação de lugar, tempo, ocupação ou idade dos estudantes. Implica novos papéis, novas atitudes e novos enfoques metodológicos para estudantes e professores.
A flexibilidade e adaptabilidade desses programas sempre tiveram um potencial único e versátil. Examinemos o conceito de ensino a distância, sua importância para a sociedade, algumas das suas modalidades, vantagens e desvantagens.
O conceito de ensino a distância é amplo e, a princípio, pode ser aplicado a qualquer nível de ensino desde que cuidadosamente planejado e adequadamente disponibilizado aos interessados. Frequentemente, esse termo tem sido usado com referencia aos programas nos quais estudante e professor estão separados em termos de espaço físico. A comunicação entre ambos se dá através de um ou mais meios de comunicação de massa e mais recentemente pela internet. O ensino a distância durante muito tempo foi entendido como uma forma do chamado ensino não tradicional ou como uma modalidade do ensino independente, no qual o estudante ou cursista tem certo grau de autonomia para decidir tempo e local de estudos.
Uma estratégia concentrada na aprendizagem que