Historia
Descoberto o caminho marítimo para as Índias, houve um declínio das tradicionais rotas comerciais europeias. O Mediterrâneo, nos fins do século XVI, deixou de será principal rota comercial, pois o centro económico da Europa foi deslocado para o Atlântico. Os portos de Lisboa, em Portugal, Sevilha, na Espanha, e Roterdã, na Holanda, tomaram-se os mais importantes da Europa, recebendo as riquezas que vinham da América e do Oriente e para lá embarcando manufacturados e habitantes europeus. O Mediterrâneo continuava sendo a rota comercial com a Europa oriental, a Ásia ocidental e o norte da África. As cidades italianas ainda mantinham seu esplendor. Continuavam grandes centros manufactureiros e financeiros. Seus burgueses adaptaram-se aos novos tempos ainda lucravam com o comércio oriental e das Américas.
Consequências da expansão marítima:
* A partir da segunda metade do século XV, o mundo europeu sofreu grandes transformações políticas, económicas, sociais e culturais. Essas transformações que marcam o fim da idade média, e o inicio dos tempos Modernos, trouxeram como consequência a expansão comercial europeia e levaram aos Descobrimentos Marítimos.
No campo político:
* Ocorreu a adopção da política económica mercantilista, que se baseava tanto no proteccionismo do Estado como no regime de monopólios.
* O comércio tornou-se mais importante;
Nas ciências:
* houve o progresso técnico e científico;
Na economia:
* As consequências não foram nada boas... [continua]……..tens de procurar a continuação…..
As consequências da expansão marítima
Como podemos perceber, o mundo sofreu algumas transformações após as grandes navegações. A partir daí, destacam-se algumas consequências da expansão europeia. Vejamos algumas delas:
- Após ter patrocinado o movimento expansionista, o Estado Absolutista passou a desfrutar dos seus lucros. Lembrando que ele foi consolidado.
- Com o aumento do afluxo de