Historia
Esta região da África é marcada, em geral, por governos autoritários e corruptos que não se preocuparam em melhorar as condições econômicas dos seus países. Nos últimos anos, no entanto, verifica-se uma tendência democratizada a em toda a região, com eleições multipartidárias realizadas regularmente.
Economia
Compostos em sua maioria por países exportadores de matéria prima e ao mesmo tempo, importadores de produtos industrializados e de serviços, encontrando-se à margem da economia mundial, sendo manipulados pelos ricos países.
Está condição reflete na falta de recursos econômicos destinados para a saúde e educação e projetos sociais.
Sua economia esta baseada na:
AGRICULTURA: por estar situado dentro da zona intertropical da terra o clima favorece a agricultura de produtos tropicais. O sistema de produção é os PLANTATIONS, que são grandes extensões de terras aonde são produzidos um tipo utilizando-se a mão de obra barata.
MINERAÇÃO: Á África Subsaariana detém 7% das reservas mundiais de petróleo e cerca de 11% da produção mundial. O que faz com que as grandes empresas transnacionais que trabalham na prospecção e na exploração de petróleo atuem em países como Nigéria, Angola, Congo entre outros.
Outros produtos: ouro, prata, diamantes, minério de ferro, manganês, bauxita, sal marinho e mineral, urânio, carvão entre outros.
Agora você entende porque o subsolo África não chamou tanta à atenção dos europeus.
INDÚSTRIAS: Estes países são carentes de mão de obra qualificada devido ao baixo nível de estudo e falta de escolas e universidades e pouco investimentos tendo a base da indústria no setor de alimentos, bebidas e têxteis. Alguns países devido ao interesse internacional há empresas transnacionais no ramo petroquímico, siderúrgica, metalúrgica e de eletrônicos.
Importante salienta que os produtos primários, aqueles originados da agricultura, pecuária e mineral, sempre terão os preços mais baixos no mercado, já que