Biografia Abílio Diniz
Sua vida era dividida entre a paixão pelos esportes, e também pelos estudos, que, após o término do segundo grau no colégio Mackezie, em 1956 se formou em administração pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas.
Após se formar, assumiu cargo executivo na empresa e encabeçou o projeto de implantação do primeiro supermercado Pão de Açúcar, inaugurado em abril de 1959, bem perto de onde funcionava a doceira Pão de Açúcar, aberta por seu pai, onze anos antes.
No ano seguinte, casou-se se com Auri com quem teve quatro filhos. Os supermercados atraíam a classe média e era sucesso no Brasil. Em 1963, foi aberta a segunda loja. Em 1965, adquiriu a rede Sirva-se, pioneira do negócio em São Paulo, junto com o Peg-Pag.
Entre 1979 e 1989, participou no governo como membro do Conselho Monetário Nacional, onde contribuiu para buscar soluções para a economia brasileira, mas se afastou excessivamente dos negócios da empresa.
No dia 11 de dezembro de 1989, o empresário é sequestrado onde ficou preso em cativeiro por sete dias.
No fim dos anos 80, Abílio juntamente com a recessão provocada pelos planos econômicos da época, como o Plano Collor, o levou a enfrentar uma grande crise, que incluiu o fechamento de um terço das lojas deficitárias e demissão de 22.700 funcionários. Em 1994, Abílio assume o controle da companhia após várias discussões familiares referentes à posse.
No enfrentamento desses problemas, Abílio foi bem-sucedido e concluiu que a virtude poderia estar mais na humildade e na tolerância do que na combatividade ou na agressividade, por exemplo.
Ainda em 1994, costurou a sociedade entre o Pão de Açúcar e o grupo francês Casino. Em busca da profissionalização, Abílio abriu