Historia
Causas da guerra:O governo da Bahia, com apoio dos latifundiários, não concordavam com o fato dos habitantes de Canudos não pagarem impostos e viverem sem seguir as leis estabelecidas. Afirmavam também que Antônio Conselheiro defendia a volta da Monarquia.
Por outro lado, Antônio Conselheiro defendia o fim da cobrança dos impostos e era contrário ao casamento civil. Ele afirma ser um enviado de Deus que deveria liderar o movimento contra as diferenças e injustiças sociais. Era também um crítico do sistema republicano, como ele funcionava no período.
Lider:Antônio Conselheiro. onde/quando: interior do sertão da Bahia, de novembro de 1896 a outubro de 1897 como terminou:Varias expedições militares foram enviadas a Canudos, pois, Antonio Conselheiro, considerado Messias pelos habitantes do povoado, pregava contra o governo, mas, sem uma ideologia de mudança, mas eram sempre derrotados pelos jagunços de Conselheiro, onde havia até cangaceiros, até mobilizarem um grande exercito com canhões, que arrasaram Canudos e massacraram.
Revolta da Vacina:
Causas da guerra:- A principal causa foi a campanha de vacinação obrigatória contra a varíola, realizada pelo governo brasileiro e comandada pelo médico sanitarista Dr. Oswaldo Cruz. A grande maioria da população, formada por pessoas pobres e desinformadas, não conheciam o funcionamento de uma vacina e seus efeitos positivos. Logo, não queriam tomar a vacina. lider:Medico e Sanitarista Dr.Oswaldo Cruz. onde/quando: ocorrida na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 10 e 16 de novembro de 1904. como terminou:- O governo federal suspendeu temporariamente a vacinação obrigatória.
- O governo federal decretou estado de sítio na cidade (suspensão temporária de direitos e garantias constitucionais).
- Com força policial, a revolta foi controlada com várias pessoas presas e deportadas para o estado do Acre. Houve também cerca de 30 mortes e 100 feridos durante os conflitos entre populares e forças