historia
Neste trabalho será demonstrado uma pesquisa objetiva sobre a ditadura militar no Brasil, ressaltando os principais pontos como o golpe militar e a situação política da época, será abordado de maneira clara, sucinta e objetiva, sem deixar de mencionar os acontecimentos desta parte da história do Brasil.
A Ditadura Militar do Brasil
Ditadura militar é uma forma de governo cujos poderes políticos são controlados por militares. O significado de ditadura se refere a qualquer regime de governo em que todos os poderes estão sob autoridade de um indivíduo ou de um grupo. No caso de uma ditadura formada por militares, estes chegam ao poder quase sempre através de um golpe de Estado.
A ditadura militar no Brasil teve início em 1964, foi então conhecido o chamado Golpe Militar ou Regime militar.
Golpe Militar 1964
O golpe militar teve início em 1964 no Brasil estabelecendo uma ditadura militar até em meados de 1985. Ao longo dos anos o regime militar foi endurecendo o governo e tornando legalizadas práticas de censura e tortura. Os militares combateram sem piedade qualquer ameaça comunista ou manifestantes contra o governo, marcando a história do Brasil por um período negro de atos autoritários ao extremo.
A crise política se arrastava desde a renúncia de Jânio Quadros em 1961. O vice de Jânio Quadros era João Goulart, que então assumiu a presidência.
Estudantes, organização populares e trabalhadores ganharam espaço, causando a preocupação das classes conservadoras como os empresários, banqueiros, Igreja Católica, militares e classe média. Todos temiam uma guinada do Brasil para o lado socialista. Neste período, o mundo vivia a guerra fria.
No dia 13 de março de 1964, João Goulart realiza um grande comício na Central do Brasil no Rio de Janeiro, onde defende as Reformas de Base. Neste plano, o presidente prometia mudanças radicais na estrutura agrária, econômica e educacional do país. Em 19 de março, os