historia
Podemos encontrar a vegetação de cerrado, principalmente, na região centro-oeste do Brasil, ou seja, nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins. Está presente também nas seguintes regiões: oeste de Minas Gerais e sul do Maranhão e Piauí.
Infelizmente, em função do avanço da agricultura nesta região, principalmente de soja, o cerrado vem diminuindo de tamanho com o passar dos anos. O crescimento da pecuária de corte também tem colaborado para a diminuição deste tipo de vegetação. Ambientalistas afirmam que, nos últimos 50 anos, a vegetação do cerrado diminuiu para a metade do tamanho original. O cerrado é uma vegetação típica de locais com as estações climáticas bem definidas (uma época bem chuvosa e outra seca) e regiões de solo de composição arenosa.
O Cerrado é responsável por 5% da biodiversidade do planeta e é uma das savanas mais ricas do mundo, entretanto, é um dos biomas mais ameaçados. Segundo estimativas, o total acumulado de desmatamento no Cerrado em 2002 era de cerca de 80 milhões de hectares (39%). As lavouras e a pecuária são os principais vetores do desmatamento. Do total desmatado, 54 milhões de hectares (26,5% do bioma) são ocupados por pastagens cultivadas e 21,56 milhões de hectares (10,5% do bioma) por culturas agrícolas
Composição de fauna e flora
O cerrado é um bioma brasileiro com rica biodiversidade. São cerca de 10 mil espécies vegetais e, aproximadamente, 1.500 espécies animais. Muitas destas espécies são encontradas apenas no cerrado (espécies endêmicas).
Um dos principais desafios atuais é a preservação deste importante e rico bioma, pois vem ocorrendo, nas últimas décadas, um significativo aumento das atividades agropecuárias nas regiões que compreendem o cerrado. Se não houver fiscalização e controle nestas atividades, poderá ocorrer a degradação ambiental deste bioma, inclusive com o risco de extinção de espécies animais e vegetais.
Exemplos de espécies da fauna do cerrado:
Anta, ema,