historia
É só falarmos em Literatura que todos logo pensam em Classicismo, Barroco, Romantismo… Realmente esses movimentos foram muito importantes para a literatura mundial mas talvez não tenham sido tão marcantes para o Brasil quanto o Quinhentismo. Para quem não sabe o Quinhentismo é formado pelas primeiras manifestações literárias ocorridas no Brasil, ainda colonia.
Como na época nosso país era povoado apenas por nativos e pelos portugueses que aqui chegaram, não se pode falar em uma literatura “do Brasil”. O movimento é formado pela introdução da cultura e dos interesses europeus em terras brasileiras. Se trata de uma literatura estrangeira sem território nacional.
.
.
Como ocorreu no século XVI o Quinhentismo demonstra o imperialismo europeu e a expansão do cristianismo. Pode ser dividido em literatura de informação e literatura jesuítica. A primeira demonstrava o interesse dos colonizadores portugueses que procuravam explorar as riquezas do Brasil. Já a segunda expressava o interesse dos jesuítas em converter os índios ao Catolicismo.
Pelo fato dos jesuítas só terem desembarcado no Brasil por volta de 1549, a literatura jesuítica representa o final do Quinhentismo. Vamos às definições:
.
Literatura de informação (viajantes ou cronistas):
.
.
Tem como função informar os portugueses sobre a nova terra. Formada basicamente por cartas escritas pelos portugueses que se encontravam no Brasil destinadas ao rei de Portugal. Nelas eram descritas a fauna, a flora e os nativos brasileiros.
Temos como exemplo a carta escrita por Pero Vaz de Caminha onde fica claro o assombro dos lusitanos diante de tantas belezas naturais. Os portugueses se impressionaram também com a nudez dos índios que segundo Pero Vaz andavam “com as vergonhas de fora”.
Confira um trecho da famosa carta de Caminha:
.
“… Eram pardos, todos nus, sem coisa alguma que lhes cobrisse suas vergonhas. Nas mãos traziam arcos com suas