galileu galilei e suas teorias
Galileu Galilei é reconhecido até hoje como pai da ciência moderna, isso se deve ao fato dele fazer experiências para tentar comprovar suas teorias. À seguir estão algumas das experiências que Galileu executou e teorias que formulou:
Sua primeira contribuição à ciência foi a lei do isocronismo. Ele formulou essa lei observando uma lanterna acesa, com isso ele percebeu que o tempo que um pêndulo balança não depende de acordo com seu peso nem seu arco de curvatura e sim com o tamanho do fio.
Representação da experiência realizada na torre de Pisa
Durante a estada de Galileu em Pisa, em fez varias experiências, que registrou em um ensaio intitulado “Do movimento”. Embora tenha feito e refeito varias vezes cada experimento, tinha algo que o intrigava, pois alguns resultados obtidos não condiziam exatamente com o esperado. Nesse ensaio, Galileu desenvolveu uma critica a teoria aristotélica de queda dos corpos, apresentando uma arquimediana. Esse ensaio não foi publicado, pois acreditava que algum dia iria chegar ao resultado certo, encontraria a solução do problema.
Dentre esses experimentos de Galileu, que dizia estar equivocado, pelo menos um contradizia as idéias de Aristóteles. Esse experimento talvez seja um dos mais conhecidos, que foi o experimento de velocidades de queda iguais. Aristóteles dizia, que se um dois objetos, um com massa dez vezes maior que o outro fossem soltos ao chão de uma mesma distância, um chegaria ao chão ao mesmo tempo em que o outro percorreria apenas um décimo da distância. Galileu, para provar que esta tese estava equivocada, Galileu subiu ao alto de um campanário de 55 metros e deixou dois objetos de massas diferentes caírem no chão. Não a provas de que Galileu realizou esse experimento, talvez tenha realizado apenas para si mesmo, mas provou com ele, que a velocidade da queda independe da massa do objeto, o que até o momento, ninguém tinha se arriscado a desafiar.
Galileu queria descrever