historia
A Idade Moderna aconteceu entre os séculos XV até XVIII. Seu início, segundo alguns historiadores, se dá no dia 29 de maio de 1453, data que registra a conquista turca de Constantinopla, mas ela não representa um consenso entre os historiados; outros estudiosos apontam outras datas para o início da Idade Moderna como: a viagem de Vasco da Gama às Índias ou a viagem de Cristóvão Colombo às Américas. Seu final acompanha a Revolução Francesa de 14 de julho de 1789.
Dentre os principais acontecimentos da Idade Moderna pode-se citar: As Grandes Navegações;
O Renascimento;
A Reforma Religiosa;
O Absolutismo;
O Iluminismo;
Início da Revolução Francesa.
Essa fase, antecedeu a Idade Contemporânea e sucedeu a Idade Média, período em que os campos científicos pouco avançaram e a igreja teve grande domínio do conhecimento, além de conseguir acumular grandes riquezas. Isso refletiu grandemente no desenvolvimento desse período.
Mudanças na idade moderna
. A transição do feudalismo para o capitalismo, ou seja, da Idade Média para a Moderna está relacionada com alguns acontecimentos que ocorreram na Europa a partir do século XIV. Peste Negra (ou Peste Bubônica) que matou 1/3 da população européia Crise da produção de alimentos consequência da morte de parte da população. Guerra dos Cem anos entre Inglaterra e França As principais transformações estão relacionadas com o fortalecimento do comércio, consequência das cruzadas, o renascimento comercial e urbano e o surgimento da burguesia no período de declínio dos nobres que perderam suas terras (feudos) para o Rei absolutista. A Idade Moderna é o período compreendido entre os anos de 1453 (queda de Constantinopla) e 1789 (Revolução Francesa). Nesse período aconteceram transformações sócio-políticas e econômicas que mudaram o curso da história. Os três movimentos que marcaram o início da Idade Moderna: Renascimento Cultural Reforma religiosa Descobrimentos marítimos As quatro principais