historia
Escolas funcionaram nos templos e em algumas casas e foram freqüentadas por pouco mais de 20 alunos cada uma;
Predomínio do processo de memorização;
Uso constante de castigos.
Escolas de Mênfis, Heliópolis ou Tebas – formaram escribas de categoria elevada: funcionários administrativos e legais, médicos, engenheiros e arquitetos.
Conteúdos ensinados: informações práticas: cálculo da ração das tropas em campanha, número de tijolos necessários para uma construção, complicados problemas de geometria associados à agrimensura, grande conhecimento de botânica, zoologia, mineralogia e geografia.
ANTIGUIDADE ORIENTAL: A educação tradicionalista
O tradicionalismo é aquele entento que torna radical o processo educativo na mera transmissão de bens culturais, na mera comunicação de conhecimentos, usos e costumes do passado.
-
Toda educação, na verdade, alimenta-se da tradição cultural, porém cuida de fertilizá-la paraa criação de novos bens, a fim de superar o estado de cultura já alcançado.
Os povos orientais representam a época dotradicionalismo pedagógico. Em maior ou menor medida, China e Índia, Egito e Babilônia, dentreoutros povos, são prisioneiros do passado.
-
As primeiras civilizações surgem no norte daÁfrica e Ásia, tendo se organizado às margensdos grandes rios.
-
Com o desenvolvimento da técnica e dos ofíciosespecializados a sociedade se torna Este artigo procura compreender a forma pela qual o campo teórico da história da educação se constituiu como disciplina acadêmica em uma dada instituição de ensino universitário.
Procura também discutir e situar, ainda que incipientemente, o lugar da disciplina História da
Educação, enquanto disciplina acadêmica no curso de Pedagogia na Faculdade de Filosofia,
Ciências e Letras de Sorocaba, hoje Universidade de Sorocaba, construindo sua identidade.
Trata-se do surgimento, estabelecimento e organização dos conteúdos da referida disciplina na grade