historia
Com o golpe de Estado de 18 Brumário pôs-se fim ao Diretório e ás disputas politicas que haviam acompanhado o período. Teve-se o início do período de consolidação das conquistas burguesas. Os ideais liberais alastraram-se por muitos lugares do mundo, graças às campanhas militares napoleônicas.
A nova forma de governo que substituiu o diretório chamava-se Consulado. O primeiro cônsule era Napoleão, a ele cabia à tomada de decisões. Em todo período que governa a França, o poder se concentrou em suas mãos sem que houvesse limites a sua autoridade.
Devido ao poder conquistado Napoleão transformou-se num mito.
Política interna
Durante o governo Napoleônico, as discussões sobre cidadania, nação, valores nacionais, ou sobre o valor do talento individual estavam em alta.
Com a criação do Banco da França e de uma nova moeda, o governo conseguiu a normalização das finanças. Em seu governo foi implantado a forma educacional laica, que visava á formação de administradores fiéis ao Estado.
A criação de liceus e o fortalecimento da instrução pública acrescentaram-se a publicação do código civil Napoleônico.
Política externa
Napoleão enfrentou as várias coligações militares que vinham enfrentando a França desde o período revolucionário. O exercito napoleônico enfrentou a resistência da Inglaterra. Tentaram invadir sem sucesso o território inglês. Então tentaram uma nova estratégia: o cerco econômico.
Começava aí a insatisfação da população francesa com a política expansionista e agressiva do governo do imperador francês.
O fim do Império Napoleônico
Com a falência do bloqueio continental a política de Bonaparte fracassou. Com isso, o embargo comercial imposto por Napoleão para aniquilar a rival acabou por enfraquecer as próprias finanças francesas e contribuiu para fragilizar seu domínio.
Uma decisão russa que representou perigosa ameaça ao poder de Napoleão foi à reabertura dos portos aos ingleses. Isso fez Napoleão reunir um