Historia
Licenciatura em Química I
Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação – Exercício Renascimento Discente: Mikaely Oliveira de Souza
1) Caracterize o humanismo.
Com o retorno da cultura Greco-latina o saber altamente religioso foi desviado parcialmente para o lado mais humano. O foco já não era mais o céu e sim a terra, tendo o olhar voltado mais para o cotidiano percebe-se algumas características como imitação dos poetas e filósofos greco-latinos, revalorização no que diz respeito à distinção entre o amor espiritual e o carnal, o homem reivindicando para si uma posição de destaque no Universo.
2) Qual o papel dos jesuítas na educação? E qual era à base de ensino?
Espalharam-se pelo mundo formando varias gerações de estudantes por muitos anos. Baseados nas regras do Ratio Studiorum que foi dividida em 2 cursos compondo letras humanas, filosofia e ciências, teologia e ciências sagradas, latim, gramática.
3) Determine os objetivos da pedagogia da contra reforma.
Para os reformistas era importante que meninos e meninas fossem instruídos desde a infância. A escola deveria formar homens capazes de governar um Estado, o projeto da escola nova baseava-se em educar em três anos, o que nas escolas antigas demoraria uma vida inteira. Segundo essas novas ideias, ensinar era um trabalho muito cansativo e ninguém deveria fazer isso por mais de dez anos. De acordo com Lutero, todos deveriam ser instruídos, para que pudessem interpretar as Sagradas Escrituras e para que fosse possível uma maior participação na vida política. Os reformistas, tal como os humanistas queriam aproximar as escolas da cidade, também queriam uma pedagogia mais pacifica.