'Apenas uma vez': quantas vezes você encontra a pessoa certa?
'Apenas uma vez': quantas vezes você encontra a pessoa certa?
Hansard e Irglová são os protagonistas sem nome deste sensível filme irlandês que fala sobre música, amizade, companheirismo e uma segunda chance
Relações amorosas mal resolvidas, uma amizade inesperada e algumas belas e sensíveis canções - revelando sentimentos de frustração, dor, desabafo e redenção - compõem o enredo vivido pelos personagens de Glen Hansard e Markéta Irglová no filme irlandês “Once” de 2006, no Brasil “Apenas uma vez”, escrito e dirigido por John Carney.
A história se passa em Dublin, na Irlanda, e é estrelado pelos músicos Glen Hansard (da banda de rock irlandesa "The Frames") e Markéta Irglová (compositora e instrumentista nascida na República Checa). Carney é escritor e diretor de TV, especializado em filmes independentes de baixo orçamento. “Apenas uma vez” foi sua primeira produção e teve um orçamento de apenas 130.000 euros. Apesar do baixo custo, foi muito bem sucedido, tornando-se um sucesso de bilheteria nos Estados Unidos.
Os protagonistas não têm nomes. Eles se conhecem, se relacionam, estabelecem uma bonita amizade (que mais tarde se transforma numa paixão), mas o público só os reconhece por aquilo que os une com tanta força: a música. Não à toa, os dois músicos não são atores e isso faz com que a produção se torne mais convincente para o público. Como músicos, a dupla é bem convincente e em relação à interpretação, demonstram simplicidade e entusiasmo.
E para quem está acostumado a assistir grandes produções, o filme causa certo estranhamento pelo “desleixo” e pelo choque da câmera, sempre na mão ou no ombro, que enquadra os atores em cena. Ela os segue e os visualiza por trás do vidro do restaurante onde almoçam e pela caminhada em direção à casa de Hansard e Irglová.
O personagem vivido por Hansard é um músico criativo, mas inseguro de seu talento. Ele trabalha com o pai numa modesta loja de conserto de eletrodomésticos e dorme num