historia
Conceito
Um dos grandes problemas da sociologia no Ensino Médio talvez seja resolver o impasse de ter que definir o conceito de sociedade logo nas primeiras aulas sem antes ter esclarecido o aluno sobre a existência de diferentes correntes teórico-metodológicas, o que implica na ocorrência de concepções também diversas sobre tal conceito. Na tentativa de ao menos colocar esta questão, comecemos pelos clássicos Emile Durkheim, Max Weber e Karl Marx, todos de frente para a sociedade capitalista do final do século XIX, tentando compreendê-la, seja do ponto de vista conservador ou crítico.
Autores Clássicos do Pensamento Sociológico
1. Karl Marx (1818 – 1883)
2. Emile Durkheim (1858 – 1917)
3. Max Weber (1864 – 1920)
1. Karl Marx
Considerado o maior gênio do 2º milênio, nasceu na Alemanha, era descendente de judeu e filosofo de formação acadêmica. É o pai do socialismo científico, escreveu várias obras, destacando-se O Manifesto Comunista e O Capital, a obra mais lida do mundo, depois da Bíblia. Esses livros foram utilizados como guia para a realização da Revolução Russa em 1917. Ao acreditar que o relacionamento econômico era determinante na sociedade, provocando o conflito de classes sociais, desenvolveu a Teoria do Conflito Social. Baseado no conflito de classes sociais, Marx pode estruturar historicamente a evolução das sociedades humanas, conforme a configuração abaixo:
• Sociedade Comunista Primitiva: Foi à primeira forma de organização da sociedade humana e não havia conflito social porque não existiam classes sociais e o trabalho era realizado com base na divisão sexual. No mundo, existiam as sociedades tribais anteriores às civilizações do Oriente, África e Europa. No Brasil, a sociedade comunista primitiva existia em 1500 quando o território foi invadido pelos portugueses que passaram a destruir a sociedade indígena.
• Sociedade Escravista: Foi à primeira forma de organização social humana baseada no