historia
Os servos, constituídos pela maior parte da população camponesa – presos a terra e sofrendo intensa exploração. Eram obrigados a prestar serviços ao senhor e a pagar-lhe diversos tributos em troca da permissão de uso da terra e de proteção militar.
Embora a vida dos camponeses fosse miserável, a palavra escravo é imprópria.
Veja agora como o poeta franco Benoît de Saint-Maure, um dos poucos literatos medievais a preocupar-se com o destino das classes servis, descreve a triste situação desse grupo: "São eles que fazem viver os outros, os quais alimentam e sustentam; eles próprios sofrem os maiores tormentos: neves, chuvas e tempestades.
Miseráveis e famintos, cavoucam a terra com suas mãos. Levam uma vida rude, sofrendo e mendigando. E sem essa raça de homens, não imagino verdadeiramente como os outros poderiam viver".
A seguir as principais obrigações servis :
Corvéia : trabalho gratuito nas terras do senhor em alguns dias da semana.
Talha : porcentagem da produção das tenências.
Banalidade : tributo cobrado pelo uso de instrumentos ou bens do senhor, como o moinho, o forno, o celeiro, as pontes.
Capitação: imposto pago por cada membro da família servil (por cabeça)
Tostão de Pedro: imposto pago à igreja, utilizado para a manutenção da capela local.
OS MEIOS DE COMUNICAÇÕES
.
Os meios de comunicações são os canais pelos quais se transportam a Mensagem publicitária do Emissor aos Receptores. Quando falamos de meios nos referimos em geral ao sistema pelo qual levamos a mensagem.
A televisão, a imprensa, o rádio, são bons exemplos de meios de comunicação. Por tanto, quando em publicidade se emprega o termo Meio de Comunicações no sentido estrito, se refere ao conjunto de empresas que empregam certa tecnologia como o meio televisivo. A um canal fixo de televisão como, por exemplo, Globo se denomina um Suporte.
A