Historia
O ORIENTE PRÓXIMO E O SURGIMENTO DAS PRIMEIRAS CIDADES
As Primeiras Civilizações
Civilização – civis = cidadão (latim)
Urbano – urbes = cidade (latim)
Político – polis = cidade (grego)
Civilização é a vida nas cidades.
Estes povos, que construíram e viveram em cidades, modificando o ambiente e criando pontes entre o próprio homem e a natureza.
Nos períodos Paleolítico e Neolítico certamente o homem construía seus abrigos, suas casas, mas ao que se sabe, nada de parecido com uma cidade.
As primeiras cidades, como hoje conhecemos, surgiram entre 3 500 e 3000 a. C., nos vales dos rios Nilo, no Egito e Tigre e Eufrates, na Mesopotâmia; posteriormente, mais ou menos em 2 500 a.C., no vale do rio Indo, na Índia e por volta de 1 500 a. C., na China.
SURGIMENTO DAS CIDADES: MOTIVOS
A GEOGRAFIA PRIVILEGIADA DO ATUAL IRAQUE FAVORECEU O SURGIMENTO DAS PRIMEIRAS CIDADES-ESTADO DO MUNDO
O desenvolvimento da agricultura irrigada nas planícies dos grandes rios no Oriente Próximo.
O principal progresso técnico que a acompanhou foi a descoberta e uso do bronze (mistura do cobre e do estanho), que substituiu definitivamente a pedra na manufatura de todas as espécies de armas e ferramentas.
ORIENTE PRÓXIMO
Oriente Próximo ou Próximo Oriente compreende a região da Ásia próxima ao mar Mediterrâneo, a oeste do rio Eufrates, incluindo: Síria, Líbano, Israel, Palestina e Iraque.
AGRICULTURA, TRABALHO COLETIVO E CIDADE
As enchentes periódicas dos rios deixavam nas margens uma camada de húmus que favorecia a produtividade da terra, mas também precisavam ser drenados e controlados.
Cooperação entre os homens.
Abertura de canais de irrigação, drenagem de pântanos, a construção de represas e poços eram obras que requeriam o trabalho coletivo da população de várias aldeias, para o melhor aproveitamento das águas.
Necessidade de direção centralizada, capaz de dividir e racionalizar as tarefas.
A